Das 109 propostas de planos para serem executados no Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais, conhecido popularmente como Teste da Urna, 27 foram aprovadas e outras dez foram aprovadas com ressalvas.
O prazo para apresentação de recursos, junto ao TSE, referentes aos planos não aprovados termina nesta terça-feira (11) e, na sexta-feira (14), será publicado o resultado com a lista final das inscrições selecionadas e dos planos aprovados.
A oitava edição do Teste Público será realizada de 1 a 5 de dezembro, na sede do TSE, em Brasília, utilizando os sistemas que serão aplicados nas Eleições Gerais de 2026.
O objetivo é reforçar a segurança, a transparência e a confiança nos processos de registro, apuração e transmissão de votos.
Desenvolvido por especialistas de diversos órgãos, incluindo os da Justiça Eleitoral, das Forças Armadas, do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério das Comunicações, o equipamento é considerado um marco global em tecnologia eleitoral.
Inicialmente chamada de Coletor Eletrônico de Votos, a urna começou a ser utilizada em 1996, e desde 2009 passa por testes de segurança antes e durante o ano eleitoral.
Fonte: Radioagência Nacional