Offline
Diretor do DOCOE de Itaporã alerta sobre os casos de escorpião no município
14/11/2023 16:23 em Novidades

Gilberto Linhares falou com reportagem do site Itaporã News na manhã dessa terça-feira (14) passando algumas informações pertinentes aos casos recentes de ocorrências de escorpiões nas residências.
De acordo com Linhares, há algum tempo, cerca de 15 anos, apareceram as primeiras denúncias, e desde então tem-se notado o aumento de casos, inicialmente por regiões distintas do município, como Pioneira e nas proximidades da saída para Maracajú, porem alastrando-se rapidamente nas demais regiões, sendo que após a incidência em uma determinada região, dificilmente há condições de eliminar totalmente.
O que pode e deve ser feito é um controle e prevenção, pois dificilmente será exterminado por completo, pois a espécie possui uma resistência aos inseticidas conhecidos e tem como ambiente propicio para sobreviver e se proliferar, locais como fossas, caixas de gordura, rede de esgoto, alem de entulhos, madeiras, e lugares estreitos e de fácil acesso nos lares.
Gilberto ainda salientou que a partir do mês de agosto é período em que os escorpiões costumam se reproduzir, período esse por exemplo em que produzem uma maior concentração de veneno, e sua picada pode causar danos a saúde, podendo até ser letal para o caso de crianças e idosos.
Prevenção
As recomendações são de manter os quintais limpos, inclusive se possível sem acúmulos de restos de materiais de construção, madeiramento, entulhos, manter o gramado bem aparado, sendo que no interior das residências manter os ralos bem tampados, colocar panos ou outros materiais na vão das portas para que seja vedadas, manter guarda-roupas e outros móveis bem fechados, verificar toalhas e outros objetos que ficam pendurados, o interior dos calçados, entre outros.
Vale destacar que a picada do escorpião pode causar dores intensas, em alguns casos causar náuseas, enjoo, vomito, aceleração dos batimentos cardíacos também podem ocorrer, e em casos mais drásticos pode haver até casos em que as pessoas entrem em choque, podendo levar a óbito (casos mais raros).
O diretor do DECOE informou á nossa reportagem que existem várias espécies de escorpião, sendo que a que ocorre em Itaporã não é tão agressivo, e seu veneno não é tão letal, porem pode causar ainda danos a saúde, principalmente em crianças e idosos, orientando em tempo que a pessoa que for picada por escorpião deve se dirigir imediatamente a unidade de saúde mais próxima ou hospital para os devidos atendimentos.
A questão da eliminação dos escorpiões, o Ministério da Saúde não recomenda nenhum tipo de produto específico para esse fim, pelo fato de serem muito resistentes aos inseticidas disponíveis no mercado, sendo que ao aplicar algum inseticida comum, pode acarretar no desalojamento e tornar o escorpião mais agressivo, podendo aumentar o risco de incidentes. A recomendação portanto, é manter os quintais limpos, sem acúmulo de materiais que sirvam de abrigo, bem como lacrar devidamente fossas e caixas de gordura, e realizar periodicamente a dedetização para eliminar outros insetos que sirvam de alimento para o escorpião, como baratas e grilos.
Gilberto finalizou destacando o trabalho de prevenção que os agentes do DECOE realizam no decorrer do ano, como as visitas nas residências orientando sobre o combate a proliferação do mosquito aedes egipty, transmissor da dengue, incluindo nas orientações justamente sobre a prevenção contra o caramujos e o escorpião nos lares da nossa cidade.

Redacao Itapora News / Cláudio César

COMENTÁRIOS