Offline
Boletim Informativo
10/11/2023 08:52 em Novidades

Confira o Boletim informativo edição da manhã

Hoje é sexta!

"Bom dia. se parecer que tudo está indo por água abaixo, levante a cabeça, lembre que viver é especial por si só e siga firme."

Produção global de vinho cai para o menor nível desde 1961

• Alerta para os enófilos de plantão. Segundo a Organização Internacional da Vinho, a produção da bebida em todo o mundo em 2023 deve ser cerca de 7% menor em 2023 do que no ano passado.Se a previsão se concretizar, o rendimento vai ser o pior dos últimos 62 anos.

Por que isso está acontecendo? A organização atribui os baixos níveis de produção às condições climáticas, dando destaque ao mau tempo, que inclui geadas, chuvas fortes e secas.

A produção de vinho diminuiu em quase todos os países da Europa, que produz mais de 60% do total global. A única exceção foi a França, que ultrapassou a Itália como maior produtor do mundo.

Falando no assunto… Em setembro, o governo francês anunciou que gastaria mais de R$ 1 bilhão para destruir excesso de vinho, usando o material pra fabricar produtos de limpeza.

A medida precisou ser tomada por uma série de problemas no setor: demanda em queda, superprodução e inflação dos insumos.


Apagão em SP causou prejuízo bilionário

Além da falta de luz por mais de cinco dias, o apagão depois do temporal com ventos de mais de 100 km/h em SP há uma semana também resultou em falta de dinheiro.

• Só na capital paulista, os setores de comércio e serviços tiveram prejuízo de pelo menos RS 1,3 bilhão por causa da falta de eletricidade.

Outra área que sentiu foi a de bares e hotéis, com perdas de R$ 500 milhões. No dia seguinte ao temporal, quase 400 milhões de reais a menos foram vendidos na região.

Pense que, sem luz, comerciantes não conseguiram abrir as portas para atender os clientes, inúmeras lojas não funcionaram e muitos produtos estragaram — principalmente alimentos.

E o prejuízo também saiu alto para os trabalhadores. Isso porque comidas na geladeira estragaram e muitos relatos de aparelhos eletrônicos queimados surgiram.

Ao todo, mais de 2,5 milhões de casas ficaram sem luz em SP. A Enel prometeu que o serviço iria voltar na última terça, mas até ontem pelo menos 1.300 endereços continuavam sem energia.

O que fazer com os prejuízos? A prefeitura de SP incentiva que moradores e comerciantes acionem a Enel para pedir o ressarcimento. Para isso, será necessário provar que as perdas foram causadas pela falta de luz.

Falando nisso… Após o apagão, tanto a cidade quanto o estado de SP instalaram CPIs para investigar a Enel.

Seus dias de glória chegaram

Sabemos que a vida acontece todos os dias, mas ter um tempo pra descansar também é bom. Aproveite o final de semana, relaxe e siga as nossas dicas. 

• Um lar para os seus livros. O site LibraryThing organiza os seus “livros de cabeceira” e ainda te apresenta uma comunidade de 3 milhões de leitores apaixonados.

• Falando em leitura de cabeceira… O livro Nada pode me ferir conta um relato inspirador que pode te ajudar a superar as dificuldades e alcançar níveis inéditos de desempenho e excelência.

• Para os aventureiros de plantão. Aqui estão 5 grandes lições de viagem e um “erro” de quem passou meio século viajando pelo mundo. ✈️

• “Can you guess the Artwork?” Pra quem quer se divertir e ficar mais cult, esse jogo é pedida certa.

• Dando um spoiler do the stories de domingo, aqui estão 10 filmes que vão te teletransportar pra Itália. Aliás, clique aqui pra se inscrever.

• Tem arroz sobrando na geladeira? Siga essa receita e veja o seu “arroz sem graça” se transformar em uma refeição cremosa com casquinha crocante.

COMENTÁRIOS